Blue Venture apoia treinamento de ativistas em matéria de Planeamento familiar

Blue Venture apoia treinamento de ativistas em matéria de Planeamento familiar

Nos dias 18 a 24 de Fevereiro de 2019, a Solidariedade Moçambique, (Sold.Moz-ADS) em pareceria com Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA) e os Serviços Distrital de Saúde Mulheres e Acção Social (SDSMAS) de Angoche, realizaram um treinamento no distrito de Angoche, província de Nampula, norte de Moçambique, envolvendo ativistas comunitários, com objectivo dotar-lhes de conhecimentos relacionados com a Saúde Sexual Reprodutiva e Planeamento Familiar, no âmbito do Programa Saúde, População e Ambiente (SPA) financiado pela Blue Venture Conservation.

Participaram do treinamento 22 pessoas das quais, 10 do sexo masculino e 12 do sexo feminino, provenientes dos distritos de Pebane na província da Zambézia. Moma, Larde, Angoche em Nampula. Participaram igualmente, líderes comunitários locais.

O uso de anticonceptivos, captação e sistematização de banco de dados para o apoio as unidades sanitárias nos registos comunitários de Consultas de Saúde Sexual e Reprodutiva e Planeamento Familiar, Integração de boas práticas comunitárias de ligação entre os ativistas comunitários e as Unidades Sanitárias,foram matérias que dominaram o encontro.

Temas Abordados

  • Gênero (pensamento fora da caixinha): Refere-se a identificação do ser biológico e social.
  • Maternidade segura: Consiste em partos dentro das unidades sanitárias.
  • Planeamento familiar
  • Nosso corpo e nossa sexualidade: Tem haver com o conjunto de sentimentos a cerca de nos próprios como seres sexuados os caminhos que usamos para experimentar o prazer.
  • ITS &HVI/SIDA: (infeções transmitidas sexualmente e doenças transmitidas sexualmente)

Metodologia usada

Apresentações seguidas de debates; Trabalhos em Grupos, Trabalhos de Casa; Exposição e discussão em plenária dos resultados dos trabalhos em grupos; Trabalho de campo e (visita a unidade sanitária).

O treinamento foi bastante produtivo a avaliar pelo nível de assimilação dos exercícios práticos realizados pelo participantes no Hospital Rural de Angoche, onde praticaram a aplicação do Sayana (método contraceptivo injetável).

Com este treinamento, espera-se que os nas comunidades onde se encontram inseridas, possam transmitir as matérias aprendidas, no sentido de reduzir os índices de mortalidade infantil, gravidezes precoces e indesejadas, assegurar que haja cultura de partos seguros, entre outros. (x)